MERGULHOS EM NAUFRÁGIOS

Enquanto que a maioria dos locais de mergulhos são um ambiente natural, um naufrágio é um fenômeno causado pelo homem.
Por esta razão, naufrágios oferecem diversidade, atrações e oportunidades que não são encontradas em ambientes de mergulhos naturais.

Algumas razões para o mergulho em naufrágio:
Historias - naufrágios são mais que navios perdidos, mas sim recursos históricos tangíveis ao passado humano. Muitos mergulhadores em naufrágios são arqueólogos e historiadores.
Organismo aquático - navios são rapidamente transformados em recifes artificiais, atraindo organismo subaquáticos e novos habitantes.
Fotografia - graças às suas estruturas eretas e os organismos aquáticos que neles podem ser encontrados. Você descobrirá que naufrágios são perfeitos lugares para tirar-se fotografias.

Possíveis perigos em naufrágios:
Objetos cortantes - metal enferrujados, madeiras lascada, corais incrustados e outros objetos podem cortar um mergulhador. Use um bom controle de flutuabilidade para minimizar contato com o naufrágio e sempre use luvas protetoras de grau industrial ao mergulhar em naufrágios e vacinar-se contra tétano caso você se corte acidentalmente.
Emaranhamento - naufrágios freqüentemente contem velhas cordas e outras linhas. Ao mergulhar em naufrágios, sempre carregue uma faca com uma lamina lisa e uma serrada, caso você encontre um emaranhamento difícil de desatar manualmente.
Organismos aquáticos - podem morder ou aferroar. Evite-os da mesma maneira como você o faria em um recife natural: use roupa de proteção, luvas e etc. E evite contato com criaturas vivas.
Estruturas instáveis - na medida em que um naufrágio envelhece e deteriora, algumas partes podem tornar-se frágeis e sem suporte. O desmoronamento de paredes e objetos caindo representam um perigo. Evite mergulhar em naufrágios com estruturas instáveis.
Ressaca e sucção - movimento da água através de um naufrágio pode causar uma sucção ou uma rápida correnteza em áreas restritas e escotilhas. Caso haja uma ressaca, tenha cuidado com este movimento da água e mantenha-se afastado de espaços apertados, escotilhas e áreas restritas. Adie a sua visita ao naufrágio até que você possa visitá-lo sem uma ressaca ou correnteza.

Orientação local - a principal razão é que técnicas de mergulho em naufrágios variam de áreas a áreas e de naufrágio a naufrágio, e isto é uma boa maneira de descobrir as melhores técnicas para a áreas. O seu instrutor lhe mostrará a melhor técnica para o mergulho.

Penetração em naufrágios - muitos naufrágios intactos contém escotilhas abertas e passagens que parecem incitar a exploração, mas você deve resistir a tentação. O ingresso em um naufrágio sem treinamento e equipamentos especiais o coloca em uma situação extremamente perigosa. As técnicas de penetração em um naufrágio estão além do alcance deste curso. O ingresso em um naufrágio só é permitido com guias profissionais especializado em penetração em naufrágios.

Alguns perigos sérios relacionados à penetração em naufrágios - são aqui descritas para que você entenda porque não deveria entrar em um naufrágio:
Perda de direção - é muito fácil perder-se o senso de direção dentro de um naufrágio.
Nenhum acesso direto à superfície - caso você tenha um problema você necessita sair do naufrágio antes de vir à tona. O nado de subida de emergência e a subida flutuante de emergência já não são mais uma opção.
Passagens restritas - dentro de um naufrágio, você pode encontrar-se em uma passagem tão apertada que é difícil voltear-se. Isto aumenta a possibilidade de chocar-se contra objetos cortantes ou abrasivos, pode até mesmo impedi-lo de dar a volta para sair.
Sedimentos - a maioria dos naufrágios possuem uma camada de sedimentos ou partículas esparramadas pelos seus interiores, que pode ser facilmente levantadas por nadadeiras,mãos e até mesmo pelas suas bolhas de ar. Isto pode reduzir a visibilidade a centímetros, fazendo com que seja quase impossível encontrar-se a saída.
Obviamente, o ingresso em naufrágio é uma atividade reservada àqueles treinados e equipados para isso. Se você acha que a penetração em naufrágio é algo em que você está interessado, matricule-se no curso profissional da ITC.
HOME PAGE