BUSCA E RECUPERAÇÃO

Uma das experiências mais gratificantes do mergulho recreativo é procurar um objeto perdido e ser bem sucedido!
Ao aprender busca e recuperação, mergulhadores recreativos aprendem, como usar equipamentos simples para encontrar objetos pequenos 10 - 40 quilos médios, dentro das profundidades e ambientes recreativos.
Profissionais aprendem a usar equipamentos sofisticado, virtualmente em todos os ambientes aquáticos e extremas profundidades, e localizar objetos tão grandes como navios.
Mergulhadores recreativos procuram objetos de relativamente pouco valor, enquanto que profissionais procuram objetos de grande valor, que estão ligados a crimes, ou localizam pessoas perdidas.
Mergulhadores recreativos devem deixar os trabalhos profissionais. Para que sejam feitos por mergulhadores treinados.
Busca e recuperação, na verdade descreve duas atividades relacionadas: a busca de objeto especifico perdido, ou vasculhar o fundo para o que quer que seja que você possa encontrar.
O meio ambiente da busca e recuperação: A topografia do fundo do meio ambiente, obstáculos e composição determinará as técnicas de busca que você usará. Por exemplo, um fundo aberto e plano lhe permite usar cordas e esquadrinhar áreas grandes, mais rápido mas também facilita com que o fluxo da água mova o objeto. Por outro lado, um fundo obstruído e irregular dificulta a busca, mas provavelmente evitará com que o objeto seja carregado pelo fluxo da água.
O movimento da água afeta a busca e recuperação além de mover o objeto. Marés e correntezas podem enterrar um objeto e interferi na sua busca, fazendo com que seja difícil para você manter um circuito de busca preciso.
O movimento da água também pode ajudá-lo. Por exemplo, em uma correnteza você pode abanar sedimento e sujeira, deixando com que a água os carregue enquanto você trabalha.
Possíveis perigos. Dado que mergulhos de busca e recuperação pode levá-lo a ambientes de mergulho incomuns, eles possuem possíveis perigos que não existem, ou não são comuns, em outros tipos de mergulho.
Nenhum destes perigos é particularmente extremos ou difícil de evitar, desde que você esteja atento a eles.
1- objetos afiados
2 - emaranhamento
3 - baixa visibilidade
4 - correntezas
5 - derrubar objetos recobrados
6 - tráfico de embarcações.
Planejamento de mergulhos de busca e recuperação:
1 - defina o objetivo
2 - colete e analise informação
3 - escolha scuba ou snorkel
4 - selecione um parceiro ou time
5 - instruções pré-mergulho
Buscas subaquáticas. Circuitos de busca sem cabos: circuito em U - é apropriado para terrenos planos, sem obstruções, em águas calmas. Quadrado alongado - é bem apropriado para encontrar-se objetos de porte médio perdidos em terreno acidentado em águas calmas, sendo especialmente útil quando a área de busca não é grande.
Circuitos de busca com cabos. Circuitos de busca com cabos requerem mais planejamento que circuitos sem cabos, mas eles são mais precisos. Circuito de busca circular - este circuito é particularmente útil para encontrar-se um objeto pequeno em uma área pequena. Circuito de adriça - é usado durante busca em áreas grandes e o fundo é relativamente plano, com uma correnteza não mais que moderada.
Procedimentos de recuperação. Você nunca deve usar o seu CE para içar um objeto, caso você o estivesse fazendo e o objeto se soltasse, ou você o derrubasse, o excesso de flutuabilidade poderia causar uma perigosa subida descontrolada. Quando um objeto pesa mais que 4 quilos uma bolsa de suspensão deve ser usada.
Bolsas de suspensão: são os aparatos de recuperação mais comuns, e são disponíveis em uma ampla variedades.
1 - Bolsas comerciais são tipicamente feitas de materiais de grau industrial nos quais você pode depender para agüentar o estresse ao içar um objeto pesado.
2 - A maioria das bolsas de suspensão possuem válvula de escape, o que é importante para o controle de subida.
3 - Bolsas de suspensão comerciais possuem presilhas, para facilitar prender o objeto recobrado.
Ao selecionar uma bolsa de suspensão comercial, tente escolher uma que seja do tamanho justo para suportar o peso do objeto e minimiza a possibilidade de uma subida descontrolada.
Amarrando a bolsa de suspensão - antes que você possa içar o objeto você tem que amará-lo à bolsa de suspensão como o cabo apropriado. Fio de náilon pré-estendido é um cabo ideal.
Procedimentos de suspensão - uma vez que a bolsa de suspensão estiver amarrada ao objeto coloque um marco de maneira que caso o objeto se desprenda e afunde novamente você poderá encontrá-lo facilmente.
Use a sua fonte de ar e não o seu segundo estágio principal para encher a bolsa de suspensão.
Para começar coloque suficiente ar na bolsa para que esta fique de pé no fundo de maneira que você possa inspecionar as amarras.
Subir com a bolsa você terá que controlar a sua subida, purgando ar periodicamente. Tenha cuidado para não exceder 9 metros por minuto - caso você tenha dificuldades e a bolsa começar a acelerar, solte-a e saia debaixo dela caso ela vire e afunde ao atingir a superfície.
Lembre-se que a sua segurança é mais importante que qualquer coisa que você possa estar recobrando.